O fator Clarice

, , , , , , , / 0 Comentários

O Instituto Moreira Salles, em parceria com o Departamento de Humanidades da Universidade de Columbia, divulga o seminário internacional The Clarice factor: aesthetics, gender, and diaspora in Brazil (O fator Clarice: estética, gênero e diáspora no Brasil), que acontecerá nos próximos dias 23 (quinta-feira), 24 (sexta-feira) e 29 (quarta-feira) de março, na Casa Hispánica em Nova York.O marco inaugural da …

Leia Mais

Uma crítica selvagem para Perto do coração

, , , , , , , , , / 0 Comentários

É final de 1943. Sai por uma editora de parca relevância cultural, A Noite, o inusitado Perto do coração selvagem, livro de uma autora de 22 anos incompletos, ex-funcionária da casa.Dois dos principais críticos da época, Álvaro Lins e Otto Maria Carpeaux, tiveram, anteriormente, acesso aos manuscritos do romance. Tanto o editor da prestigiosa José Olympio quanto Carpeaux desaconselharam seu …

Leia Mais

40 anos de A hora da estrela

, , , , , , , , , , , , / 0 Comentários

Um dos títulos mais traduzidos de Clarice Lispector, A hora da estrela completará 40 anos desde seu lançamento em outubro de 1977 pela José Olympio.A editora Rocco, que assumiu a republicação das obras claricianas a partir de 1998, prepara um volume especial para comemorar a efeméride. Com previsão de chegada às livrarias em maio, a publicação, de capa dura, trará …

Leia Mais

Hora de Clarice 2016

, , , , , , , , , / 0 Comentários

Celebrado na Argentina, Nova York e Paris, o Hora de Clarice 2016, organizado pelo Instituto Moreira Salles, dividiu-se no último ano entre o tema epistolar e o da tradução.A obra de Clarice Lispector tem se consolidado por meio de recentes traduções para o francês, espanhol, grego, e, sobretudo, para o inglês. É bem verdade que a publicação de todos os …

Leia Mais

Lispectorfest na Universidade do Tennessee

, , , , / 0 Comentários

Todo ano a Universidade do Tennesse prepara o Authorfest, uma série de atividades para celebrar a obra de um autor. Durante o mês de outubro de 2016, em sua segunda edição, o Authorfest homenageou Clarice Lispector.Dentre os eventos oferecidos ao público, a partir de uma colaboração entre o departamento Modern Foreign Languages and Literatures e a Knox County Public Library, …

Leia Mais

Entre os 100 melhores da The New Yorker Book Review

, , , , , / 0 Comentários

Está aberta a temporada de retrospectivas do ano, e uma das mais respeitadas no circuito literário - a tradicional lista com os 100 melhores livros de 2015 selecionados pelos editores do The New Yorker Book Review - incluiu entre os destaques de Ficção e Poesia o título The complete stories, volume de contos de Clarice Lispector organizado por Benjamin Moser …

Leia Mais

Descoberta pelo mundo

, , , , , , , , / 0 Comentários

Não é de agora que a obra de Clarice Lispector é publicada ao redor do mundo.  Cruzou fronteiras desde 1954, quando Perto do coração selvagem foi traduzido para o francês. Para mais de quinze línguas, dentre coreano, tcheco e hebraico, juntou-se à lista das traduções, em agosto desse ano, o volume de contos em língua inglesa The complete stories. Capa da …

Leia Mais

Clarice Lispector e João Cabral: uma história tipográfica

Postado por admin / , , , , , , , / 0 Comentários

Por entender que literatura é também uma espécie de saúde, na expressão deleuziana, João Cabral de Melo Neto abriria na década de 1940 uma pequena tipografia enquanto esteve na Espanha atuando como vice-cônsul. Em depoimento aos Cadernos de Literatura Brasileira diz: “Eu andava com problemas de saúde e o médico me aconselhou a fazer ginástica. Em vez de fazer ginástica …

Leia Mais

Cartas de Clarice

, , , , , / 0 Comentários

Carta de Maury Gurgel Valente para Clarice Lispector Clarice Lispector foi casada com o diplomata Maury Gurgel Valente, que ela conhecera na Faculdade de Direito, no Rio de Janeiro. Duas das cartas trocadas entre eles, anteriores ao namoro, estão disponíveis no novo site de correspondência [correioims.com.br], que o Instituto Moreira Salles inaugurou no dia 11 de agosto de 2015.  Além dessas …

Leia Mais

“Triunfo”, a estreia de Clarice na imprensa

, , , , / 0 Comentários

Dentre o conjunto de documentos recém-doados por Paulo Gurgel Valente ao Instituto Moreira Salles, estão algumas fotografias, 120 cartas de Clarice Lispector às irmãs Tania Kaufmann e Elisa Lispector e, especialmente, um exemplar da revista Pan. A edição de número 227, de 25 de maio de 1940, traz em três páginas o conto “Triunfo” – a primeira colaboração de Clarice …

Leia Mais