Clarice é tema de livro em Oxford

/ 0 Comentários

Os estudos acadêmicos sobre Clarice Lispector continuam a se desenvolver em universidades estrangeiras. Em 2017, foi realizado, no St. John’s College, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, um amplo seminário em que diversos aspectos da vida e obra da escritora foram contemplados. Sob o título After Clarice: Lispector’s Legacy, professores, artistas e tradutores de diferentes países e disciplinas trataram de questões …

Leia Mais

Todas as crônicas de Clarice Lispector – por Bruno Cosentino

, / 0 Comentários

Neste mês de agosto será lançado Todas as crônicas, volume que reúne pela primeira vez, na íntegra, os textos do gênero escritos por Clarice Lispector para jornais e revistas. A edição, que tem organização de Pedro Karp Vasquez, traz um acréscimo de 124 inéditos em livro. A ligação da escritora com a imprensa é antiga. Antes mesmo de se tornar conhecida …

Leia Mais

De novo no The New York Times

, , , , , / 0 Comentários

É a segunda vez em menos de três meses que O lustre ganha destaque no jornal The New York Times. Em março, o jornalista Parul Sehgal havia escrito uma elogiosa crítica sobre o segundo romance de Clarice Lispector, o último a ganhar versão para o inglês, com o nome The chandelier. Alguns dias depois, o livro também foi incluído na …

Leia Mais

As três mulheres de Clarice

/ 0 Comentários

Acaba de sair um novo livro de Clarice Lispector: Correio para mulheres. A coletânea, organizada por Aparecida Maria Nunes, reúne textos voltados para o público feminino e escritos em três momentos distintos da carreira da escritora. Na primeira ocasião, entre maio e setembro de 1952, Clarice escreve a coluna “Entre mulheres”, do jornal Comício, fundado pelo amigo Rubem Braga, onde publica …

Leia Mais

Manuscritos de “Um sopro de vida”

/ 0 Comentários

Em fevereiro deste ano, a segunda parte dos originais manuscritos de Um sopro de vida foi entregue pelo filho da escritora, Paulo Gurgel Valente, para ser incorporado ao Acervo Clarice Lispector, que, sob a guarda do IMS, continha a primeira parte do romance desde 2004, quando aqui chegou ao lado de outros documentos. Este é um livro de edição complexa. Em …

Leia Mais

Conversa com José Castello

/ 0 Comentários

O crítico José Castello vai ministrar novas aulas do Grupo Clarice, dedicado à leitura e estudos da obra de Clarice Lispector. Entre os romances discutidos estão Água Viva e A paixão segundo GH, além dos textos recentemente reunidos na edição Contos completos e das crônicas que compõem o livro A descoberta do mundo. Os próximos encontros acontecem nos dias 11 …

Leia Mais

Clarice Lispector na Feira do Livro de Buenos Aires

, , , , , / 0 Comentários

Clarice Lispector será homenageada no estande do Brasil na 44ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que acontecerá entre os dias 24 de abril e 14 de maio. O projeto prevê uma exposição multi-linguagens em torno da escritora brasileira, composta por um grande painel com sua imagem, biografia e fragmentos de sua obra; livros à venda em edições para português …

Leia Mais

“O lustre” é publicado em inglês

, , , , , , , , , , / 0 Comentários

O lustre, segundo romance de Clarice Lispector, publicado em 1946, ganhou recente tradução para o inglês, realizada por Benjamin Moser e Magdalena Edwards. O novo título, The chandelier, é mais um da série de traduções de obras da autora que vêm sendo publicadas nos últimos anos. Em depoimento ao The New York Times, Moser observa que talvez esse seja o livro mais …

Leia Mais

Clarice Lispector por Jorge Carrión

, , , , , / 0 Comentários

O escritor e crítico literário espanhol Jorge Carrión publicou recentemente, no New York Times, um ensaio sobre a vida e a obra de Clarice Lispector ("La pasión según Clarice Lispector"). O autor parte da leitura de Por qué este mundo, a biografia de Clarice escrita por Benjamin Moser, recém-lançada em tradução espanhola pela editora Siruela, para abordar questões mais amplas …

Leia Mais

Grupo Clarice, leitura e estudo com José Castello

, , , , / 0 Comentários

O premiado escritor e crítico literário José Castello orientará um grupo de estudos sobre a obra de Clarice Lispector no Instituto Estação das Letras, no Rio de Janeiro. A proposta do Grupo Clarice, como a iniciativa foi batizada, é ler e debater os livros da autora. Os primeiros encontros acontecem nos dias 26 e 27 de janeiro, para discutir um …

Leia Mais