Antes da Hora, prefácio de Paloma Vidal

Postado por Elizama Almeida / , , , , / 0 Comentários

Para celebrar os 40 anos de A hora da estrela, a editora Rocco preparou uma edição da novela em roupagem nova, que será lançada na Livraria da Travessa, dia 22/05, às 19h.Dentre as novidades nesta publicação, está o prefácio de Paloma Vidal desenvolvido a partir da pesquisa dos manuscritos -  sob a guarda do IMS desde 2004 e disponível para acesso aqui. …

Leia Mais

Compacta prosa, lances poéticos

Postado por Elizama Almeida / , , , , , , , , , , , , , / 0 Comentários

1. Um dos mais respeitados jornalistas esportivos brasileiros, com passagens pelo Diário Carioca, O Cruzeiro, Manchete e Jornal do Brasil – neste último manteve a coluna “Na grande área” todos os dias por mais de uma década –, Armando Nogueira cobriu, desde 1954, cada Copa do Mundo, 7 Olimpíadas e celebrou bodas de prata no telejornalismo da Rede Globo. Desde os …

Leia Mais

Ilustração e afeto, conversa com Mariana Valente

, , , , , , , / 0 Comentários

A partir de maio próximo, as prateleiras das livrarias brasileiras exibirão exemplares de A mulher que matou os peixes em roupagem nova. Lançado originalmente em 1968, pela Sabiá, o segundo título de literatura infantil que Clarice Lispector publicou em vida trará reprodução da dedicatória que a autora fez aos filhos, Pedro e Paulo, e aos netos ainda não nascidos.Nesta nova edição da …

Leia Mais

O fator Clarice

, , , , , , , / 0 Comentários

O Instituto Moreira Salles, em parceria com o Departamento de Humanidades da Universidade de Columbia, divulga o seminário internacional The Clarice factor: aesthetics, gender, and diaspora in Brazil (O fator Clarice: estética, gênero e diáspora no Brasil), que acontecerá nos próximos dias 23 (quinta-feira), 24 (sexta-feira) e 29 (quarta-feira) de março, na Casa Hispánica em Nova York.O marco inaugural da …

Leia Mais

Uma crítica selvagem para Perto do coração

, , , , , , , , , / 0 Comentários

É final de 1943. Sai por uma editora de parca relevância cultural, A Noite, o inusitado Perto do coração selvagem, livro de uma autora de 22 anos incompletos, ex-funcionária da casa. Dois dos principais críticos da época, Álvaro Lins e Otto Maria Carpeaux, tiveram, anteriormente, acesso aos manuscritos desse romance. Tanto o editor da prestigiosa José Olympio quanto Carpeaux desaconselharam …

Leia Mais

40 anos de A hora da estrela

, , , , , , , , , , , , / 0 Comentários

Um dos títulos mais traduzidos de Clarice Lispector, A hora da estrela completará 40 anos desde seu lançamento em outubro de 1977 pela José Olympio.A editora Rocco, que assumiu a republicação das obras claricianas a partir de 1998, prepara um volume especial para comemorar a efeméride. Com previsão de chegada às livrarias em maio, a publicação, de capa dura, trará …

Leia Mais

Hora de Clarice 2016

, , , , , , , , , / 0 Comentários

Celebrado na Argentina, Nova York e Paris, o Hora de Clarice 2016, organizado pelo Instituto Moreira Salles, dividiu-se no último ano entre o tema epistolar e o da tradução.A obra de Clarice Lispector tem se consolidado por meio de recentes traduções para o francês, espanhol, grego, e, sobretudo, para o inglês. É bem verdade que a publicação de todos os …

Leia Mais

Lispectorfest na Universidade do Tennessee

, , , , / 0 Comentários

Todo ano a Universidade do Tennesse prepara o Authorfest, uma série de atividades para celebrar a obra de um autor. Durante o mês de outubro de 2016, em sua segunda edição, o Authorfest homenageou Clarice Lispector.Dentre os eventos oferecidos ao público, a partir de uma colaboração entre o departamento Modern Foreign Languages and Literatures e a Knox County Public Library, …

Leia Mais

Entre os 100 melhores da The New Yorker Book Review

, , , , , / 0 Comentários

Está aberta a temporada de retrospectivas do ano, e uma das mais respeitadas no circuito literário - a tradicional lista com os 100 melhores livros de 2015 selecionados pelos editores do The New Yorker Book Review - incluiu entre os destaques de Ficção e Poesia o título The complete stories, volume de contos de Clarice Lispector organizado por Benjamin Moser …

Leia Mais

Descoberta pelo mundo

, , , , , , , , / 0 Comentários

Não é de agora que a obra de Clarice Lispector é publicada ao redor do mundo.  Cruzou fronteiras desde 1954, quando Perto do coração selvagem foi traduzido para o francês. Para mais de quinze línguas, dentre coreano, tcheco e hebraico, juntou-se à lista das traduções, em agosto desse ano, o volume de contos em língua inglesa The complete stories. Capa da …

Leia Mais